De onde nós viemos
Nascido da necessidade desesperada de parar de nos envergonhar na frente de nossos clientes, a história de como o Basecamp nasceu provavelmente é a sua história também.
Olá—

Aqui é o Jason Fried, um dos co-fundadores. Estou à frente da 37signals — a empresa que criou o Basecamp — há 24 anos.

As pessoas frequentemente me perguntam por que construímos o Basecamp. Eles nunca viram nada parecido antes, então ficam curiosos de onde veio a ideia.

Eu gostaria de poder atribuir a um lampejo de gênio, ou algum insight profundo. Mas não posso. A verdade é que construímos o Basecamp por uma necessidade desesperada. Precisávamos muito dele. Sem ele, estávamos passando vergonha.

Lá atrás, éramos uma firma de design. À medida que crescíamos, continuávamos assumindo mais e mais projetos. Achávamos que poderíamos lidar com isso, mantendo o mesmo nível de serviço, mas não podíamos. Estávamos nos enganando. Isso soa familiar?

Não era que não tínhamos as habilidades — simplesmente não tínhamos as ferramentas certas, nem o método, para lidar com a carga de trabalho adicional. Estávamos desorganizados, deixando a bola cair, e as coisas estavam escapando.

A qualidade estava sofrendo e, como é frequentemente o caso nessas situações, nossos clientes notaram antes de nós. Essa foi a parte especialmente dolorosa e desconfortável.

Precisávamos de uma maneira melhor de gerenciar projetos, acompanhar feedbacks e fazer progresso. Email, chat, planilhas, ligações, documentos espalhados, informações aqui, ali e em todo lugar simplesmente não estavam funcionando. Sistemas assim funcionam por um minuto, e então desmoronam rapidamente — especialmente à medida que você cresce e adiciona mais pessoas à mistura.

Olhamos em volta e tentamos algumas coisas, mas as ferramentas populares que testamos simplesmente não eram suficientes. Então, tivemos que construir nosso próprio sistema de gerenciamento de projetos do zero.

Focamos em construir uma coleção simples e direta de ferramentas que pudesse rastrear o trabalho para que todos soubessem quem estava fazendo o quê, manter feedbacks e revisões registrados, centralizar a comunicação para que ninguém perdesse nada e agendar marcos importantes.

Começamos a usar o sistema com nossos clientes. Eles continuavam perguntando "O que é isso? Nós com certeza poderíamos usar isso para nossos próprios projetos!" E foi aí que a lâmpada acendeu — talvez isso seja um produto para outros, e não apenas para nós? Se precisamos disso, com certeza outros precisam.

Então, nós o ajustamos, polimos, aparamos as arestas ásperas e colocamos no mercado. Foi um sucesso instantâneo.

Acontece que dezenas de milhares de outras empresas tinham lutas similares para gerenciar seus projetos e precisavam do que nós precisávamos.

E cerca de um ano depois que o lançamos pela primeira vez, estava gerando mais receita para do que nosso negócio de web design. Então paramos de fazer web design e temos nos concentrado em construir o Basecamp desde então.

Com base no feedback e em nossas próprias ideias, fizemos milhares de melhorias ao longo dos anos, com muito mais por vir. O Basecamp definiu uma categoria e continua a empurrar essa categoria para frente de maneiras inovadoras constantemente.

Tem sido uma jornada incrível até agora, e temos muitas pessoas a agradecer. Mas, acima de tudo, sentimos uma profunda responsabilidade de continuar a fazer o melhor produto que podemos para empresas que buscam desesperadamente uma maneira melhor de trabalhar. Estamos aqui para elas, há 24 anos e contando.


Obrigado por ler e por experimentar o Basecamp. Você sempre pode entrar em contato diretamente comigo - em inglês - quando tiver alguma pergunta em jason@basecamp.com. Estou ansioso para ouvir o que você tem a dizer.
Jason Fried's signature
Jason Fried's profile picture
Jason Fried
Co-founder & CEO
Nós falamos sua língua
Caso você queira conversar com alguém em Português, você pode falar diretamente com nosso Contry Manager do Brasil em lucas@basecamp.com

Vai ser um prazer te ajudar e ouvir o que você tem a dizer!
Jason Fried's profile picture
Lucas Bittencourt
Country Manager Brasil
Pronto para experimentar o Basecamp?
Se inscreva em dois minutos. Não precisa de cartão de crédito.
Comece de graça